PALESTRANTES

Adriana Calvo

Doutora e Mestre em Direito do Trabalho. Professora, Palestrante empresarial e Advogada Trabalhista. Mais de 26 anos de experiência e 3 livros publicados; Autora do Manual do Direito do Trabalho 6ª edição Saraiva; Doutora, Mestre e Especialista em Direito do Trabalho (Direito das Relações Sociais) pela PUC/SP; Professora Convidada do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho Empresarial da FGV Direito RJ; Professora Convidada do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho do Mackenzie; Professora de Direito do Trabalho para Concursos Públicos – Magistratura do Trabalho; Programa de Educação Continuada em Recursos Humanos pela FGV; Programa de Educação Continuada em Previdência Complementar pela Gvlaw; Especialização em Direito Americano – “Legal Assistantship” pela UCI/ California; Experiência de 26 anos como advogada trabalhista em grandes bancas de advocacia de São Paulo Conselheira da AATSP; Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP

Adriane Bramante

Doutora em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e graduação em DIREITO pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1993).Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP. Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SP.Coordenadora e Professora de pós-graduação da Faculdade Atame Brasília e Goiânia. Coordenadora dos cursos de Pós-graduação da Escola Superior da Advocacia – ESA, núcleos São Paulo e São Caetano do Sul. Professora dos cursos de pós-graduação em Direito Previdenciário da Rede LFG; da PUC-PR; da Escola Paulista de Direito – EPD; do Centro Educacional Renato Saraiva – CERS, Escola Brasileira de Direito – EBRADI, Damásio Educacional, Faculdade Baiana, IMED-PORTO ALEGRE, Instituto Conect de Direito Social – ICDS Connect, Escola da Magistratura Federal – ESMAFE do Paraná e do Rio Grande do Sul. Autora dos livros: “Aposentadoria por Idade”, 2ª Edição” e “Aposentadoria Especial. Teoria e Prática”, 6ª Edição. Editora Juruá. Autora do Livro “Aposentadoria Especial. Dissecando PPP”, 2ª Edição, pela Editora Lujur. Autora do livro: ” Aposentadoria Especial no Brasil – Evolução, Regime Jurídico e Reformas”, 1ª Edição pela Editora Alteridade. Coautora do livro “Desaposentação. Teoria e Prática. 2ª Edição. “, Editora Juruá. Relatora do 13º Tribunal de Prerrogativas da OAB/SP no triênio 2016/2018. Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Previdenciário da Editora LexMagister. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP.

Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó

Pertencente ao povo indígena Mebengokré, Aymara-Peru e Tupinambá da terra Indígena de Uruitá. Mãe do Yupanki Bepriabati, escritora, ilustradora, ceramista, batedora de açaí, artista plástica, pesquisadora indígena, empreendedora, ativista no movimento indígena nacional, membra fundadora do Movimento Plurinacional Wayrakuna, Membra do conselho editorial da GRUMIN, graduanda em Direito pela UNIFTC,membra do Parlamento Indígenado Brasil e vice presidenta da união plurinacional dos estudantes indígenas.

Ana Amélia Mascarenhas Camargos

Advogada -Graduada em Direito; Mestre e Doutora em Direito do Trabalho; Todas as formações acima pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP; Professora de Direito do Trabalho e Direito Coletivo do Trabalho no curso de graduação da (PUC/SP) desde 1986; Professora dos Cursos de Especialização – COGEAE – PUC/SP – desde 2002; Membro do Conselho Estadual da OAB/SP (2019/2021); Vice- Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP – 2019/2021; Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – biênio 2009/2010; Vice-presidente para o sudeste da ABRAT- Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas – biênio 2011/2012; Atual membro da Academia Paulista de Direito do Trabalho- cadeira número 02; Autora do livro “Direito do Trabalho no Terceiro Setor”, publicado pela Editora Saraiva.

Andrea Costa Menezes Ferro

Graduação pela Universidade São Francisco em1989. Advogada na área trabalhista – Pôs Graduada pela FGV – Direito Empresarial – Pos Graduada pela Unimonte Gestão Empresarial, Pos Graduada pela Proordem Direito do Trabalho de Previdência, Pos graduada PUCRS Direito do Trabalho e Pos graduanda em Direito Processual Civil pela PUCRS.

Antonio Galvão Peres

Advogado trabalhista. Doutor e mestre em direito do trabalho pela Universidade de S. Paulo – USP. Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade de S. Paulo – PUC-SP. Professor Adjunto de Direito do Trabalho da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (2006-2014). Presidente da Comissão de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP (2010-2012).

Arlete Mesquita

Advogada. Conselheira Federal. Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB Nacional. Auditora do TJDGO. Vice-Presidente Região Centro-Oeste Abrat. Primeira Mulher Auditora do Tribunal Pleno do STJD.

Arnaldo Dantas

Possui graduação em Ciência Jurídicas e Sociais – DIREITO (Universidade Brás Cubas), MBA em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPD/SP), Consultor Sindical. Atualmente é: Consultor Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Ônibus Rodoviários de São Paulo, Sócio de Dantas Sociedade Individual de Advocacia, Consultor Jurídico da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de São Paulo – NCST/SP, Consultor Jurídico dos Trabalhadores Franqueados dos Correios do Estado de São Paulo, Consultor Jurídico dos Trabalhadores em Lava Rápido e Similares do Estado de São Paulo, Sócio de Dantas Sociedade Individual de Advocacia, Consultor da Comissão Especial de Direito Sindical da OAB/SP – gestão (2016/2018), Membro da Comissão Especial de Direito Sindical da OAB/SP (2022/2024), Membro da Comissão Especial de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB (2022/2024).

Beatriz Montenegro Castelo

Mestranda em direito pela PUC/SP. Aluna especial nos cursos de direito do trabalho e direito da igualdade –Columbia University, NYC; Advogada trabalhista e sócia do escritório de advocacia Montenegro Castelo Advogados Associados; Membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SP .Sócia Fundadora do “Instituto Pro Bono” de advocacia de interesse público e sócia Fundadora da “Oficina pelos Direitos da Mulher”, voltada à defesa dos
direitos da mulher.

Benizete Ramos de Medeiros

Advogada trabalhista; Doutora em Direito e Sociologia pela UFF/RJ; Mestre em Direito pela FDC; professora do programa de mestrado e doutorado – PPGD da Universidade Veiga de Almeida, RJ ; professora convidada da Universidade Ibero Americana do México – UNINI Professora de Graduação em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho; membro da Escola superior da Advocacia trabalhista Nacional da ABRAT; membro da Comissão de Direito do Trabalho do IAB – (2014 em diante );diretora de Educação e assountos universitários do IAB; diretora e ex- presidente da direção geral da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho: JUTRA – (biênio 2016-2018); autora do livro: OS TRABALHISTAS: Da discriminação à ascensão e a contribuição da ABRAT; autora de diversos outros livros, artigos científicos e conferencista.

Bernadete Kurtz

Advogada há 50 anos, presidente da AGETRA em duas gestões, conselheira da OAB/RS em 4 gestões, uma das fundadoras da ABRAT.

Claudia José Abud

Advogada, Mestre e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho dos cursos de especialização da COGEAE – PUC, Membra da Escola da Advocacia da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) e da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB-SP.

Dione Almeida

Advogada, Professora, Mestra e Doutoranda em Direito do Trabalho pela PUC-SP. Diretora Secretária Geral Adjunta da OAB Seccional de São Paulo. Conselheira na AATSP, Presidente da OAB Miracatu (2016-2018 e 2019-2021).

Erazê Sutti

Advogado. Docente na Escola Superior da ABRAT (Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas). Pesquisador integrante do NTADT-USP (Grupo de Pesquisa e Extensão – Núcleo “Trabalho Além do Direito do Trabalho”) e do GPTC-USP (“Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital”). Conselheiro Seccional e Presidente da Comissão da Advocacia Assalariada da OAB/SP. Vice-Presidente da AATJ (Associação da Advocacia Trabalhista de Jundiaí).

Eunice Aparecida de Jesus Prudente

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professora Sênior da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, parecerista ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, professor titular – afastado sem remuneração da Faculdade Zumbi dos Palmares, Secretária Municipal de Justiça de São Paulo. Integra a Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, direito, negros – Brasil, e intersecionalidades entre gênero e etnia.

Fábio Roberto Gaspar

Advogado trabalhista e sindical; Presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo (SASP); Especialista em Direito do Trabalho pela PUC/SP; Ex-Consultor Jurídico da Secretária do Trabalho do Município de São Paulo e da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura); Ex Chefe da equipe técnica da Ouvidoria Geral do Municipal de São Paulo.

Gisela da Silva Freire

Advogada. Pós-graduada em Direito do Trabalho pela FADUSP. Presidente do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA). Membro efetivo do Conselho Seccional da OAB-SP e Vice-Presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista dessa mesma entidade. Membro do Conselho Superior do Trabalho da FIESP e do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FECOMERCIO-SP. Coordenadora do Comitê Trabalhista e Previdenciário do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA).

Gustavo Granadeiro Guimarães

Advogado e Consultor Trabalhista. Membro da Academia Paulista de Direito do Trabalho.
Presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB/SP.

Heitor Cornacchioni

Advogado. Formado pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Direito Privado e Processual pela Faculdade de Direito da USP . Conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo . Membro Relator do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP Membro Efetivo da Comissão de Assuntos Relacionados com Precatórios Judiciais da OAB/SP.

Homero Batista Mateus da Silva

Doutor (2007) e mestre (2004) em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo. Juiz do trabalho (1996) titular da 88ª Vara de São Paulo. Professor do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Universidade de São Paulo (2009); Conferencista; Autor de diversos livros jurídicos, como Legislação trabalhista em tempos de pandemia (2020) e CLT Comentada (4ª edição, 2022). Autor do Curso de Direito do Trabalho Aplicado, relançado em formato de 4 volumes, revistos e ampliados; Conselheiro da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura do Trabalho (2018/2020); Juiz auxiliar da vice-presidência do TST (fevereiro de 2020 a fevereiro de 2022).

Isabel Cristina de Medeiros Tormes

Sócia do escritório Rodrigues Jr Advogados, especialista em Fashion-Law. Vice-presidente – AATSP – 2020-2022; Membro da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB/SP-2022-2024, Membro da Comissão de Direito da Moda da OAB/SP -2022-2024; Membro da Comissão de Fashion Law do IASP – 2022. Integrante da 2ª Turma Julgadora do Conselho de Prerrogativas da OAB/SP no triênio 2022-2024 e Prêmio Ritsuko Tomioka, pela militância na luta e engrandecimento da Advocacia Trabalhista Paulista no ano de 2016.

Jader Kahwage David

Advogado sócio do Weyl, Freitas, Kahwage David, Vieira e Botelho Advogados Associados; Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho – UNESPa; Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – desde 2019; Integrante da Comissão Nacional de Direito Social – CF/OAB – desde 2019/2021; Presidente da Comissão Nacional de Direito Sindical da OAB Nacional desde 2022; Medalha da Ordem do Mérito Advocatício

Jane Lucia Wilhelm Berwanger

Formada em Direito pela Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e das Missões (1998), com mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005) e doutorado em Direito Previdenciário pela PUC-SP (2013). Presidente {2012 a 2018) e atual Diretora Científica do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Sócia-gerente da Jane Berwanger Advogados Associados. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Direito da Faculdade CERS. Professora de Pós-Graduação Lato Senso em Direito Previdenciário da Escola da Magistratura Federal do Rio de Grande do Sul, da Escola de Magistratura Federal do Paraná, da Faculdade Atame (GO e DF), da PUC/PR do Instituto Conect de Direito Social {ICDS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Fundação do Ministério Público (FMP).

Jane Calixto

Advogada Trabalhista e Sindical, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Especialista em Direito Constitucional, Advogada do Sindicato dos Eletricitários do Ceará; Atual presidente da Comissao de Direito Sindical da OAB/CE; Diretora Adjunta Institucional da OAB/CE; Conselheira Estadual da OAB/CE; Secretária Adjunta da Comissão Nacional Especial de Direito Sindical; Membro da ABRAT. Diretora do IJUST – INSTITUTO DE ESTUDOS JURÍDICOS SINDICAIS E TRABALHISTAS DO CEARÁ e coordenadora política da ADJC – Advogadas e Advogados pela Justiça e Cidadania.

Joana Rêgo Silva Rodrigues

Advogada trabalhista com foco em direito antidiscriminatório e atuação com perspectiva de gênero, feminista, professora universitária e pesquisadora de gênero. Pesquisadora-membro do grupo NET – Núcleo de Estudos do Trabalho. Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador, Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo JusPodivm, Pós Graduanda em Direito e Compliance Trabalhista pelo IEPREEV. Professora da UCSal e do Portal Múltipla. Professora convidada da ESA/Ba. Conselheira Seccional, presidente da Comissão Especial de Apoio aos Professores da OAB e membra da Comissão da Mulher Advogada da OAB Bahia (triênio 2019/2022). Conselheira e Diretora de Comunicação da ABAT. Coordenadora do Núcleo Feminista da Comissão de Direitos Humanos do IAB/Ba.

João Amado

Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra. Presidente da Direção da Associação de Estudos Laborais. Vice-Presidente da Direção do IDET – Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho, da Universidade de Coimbra. Membro correspondente internacional da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Autor de vários artigos e obras jurídicas publicadas no Brasil, em especial do livro “A cessação do contrato de trabalho: una perspectiva luso-brasileira”, Ltr, São Paulo, 2017.

José Antonio Vieira de Freitas Filho

Procurador Regional do Trabalho, vinculado à 1ª Região, Rio de Janeiro. Eleito, tornou-se, dia 15 de maio de 2020, Presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), entidade que congrega os Membros do Ministério Público do Trabalho de todo o País, tendo sido reeleito em maio de 2022 para um novo mandato de dois anos. É natural do Município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, e, por Decreto Legislativo, cidadão honorário do Município do Rio de Janeiro e de Salvador/Bahia. Ingressou, em 25.06.1997, no Ministério Público do Trabalho (MPT), Instituição na qual ocupou diferentes e importantes cargos ao longo de sua carreira. Foi Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, nos biênios 2007/2009 e 2009/2011, e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral do Trabalho, de agosto de 2019 a janeiro de 2020. Integrou, ainda, o Comitê Institucional de Planejamento e Gestão Estratégica, por mais de 07 (sete) anos, e, por dois biênios, a Câmara Editorial Geral da Escola Superior do Ministério Público da União. É membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB/Nacional).

José Eymard Loguercio

Advogado sindical, sócio da LBS Advogados e Presidente do Instituto Lavoro. Mestre em Direito e Doutorando em Direitos Humanos e pela Universidade de Brasília. Especialista pela Universidade Castilha-La Mancha (UCLM).

Júlia Lenzi Silva

Doutora em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela USP. Graduada e Mestra em Direito pela UNESP. Atualmente, é Professora doutora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Autora de “Forma Jurídica e Previdência Social no Brasil” (Ed. Lutas Anticapital, 2021).

Karlla Patrícia de Souza Vidal

Advogada, mestre e doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Diretora da Escola da ABRAT 2018/2020 e 2020/2022.

Layla Milena Oliveira Gomes

Advogada trabalhista. Conselheira Seccional da OAB-GO (2019-2021). Diretora da Comissão Estadual da Mulher advogada (2019-2021). Foi Presidente da Comissão da Mulher Advogada na Subseção de Jataí-GO (2015-2018). Autora do Projeto Colmeia – Empoderamento Feminino desenvolvido na região sudoeste de Goiás. Atualmente, é membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado de Goiás (CONEM) e secretária da Comissão Nacional dos Direitos Sociais da OAB. Conselheira Federal da OAB gestão 2022/2025 e coordenadora adjunta do plano de interiorização da OAB Nacional.

Lazara Carvalho

Advogada e defensora dos Direitos Humanos, mestranda em Métodos de Resolução de Conflitos pela UNIBER Chile e Especialista em Educação nas Relações Étnico Raciais. Pesquisadora de Comunicação Não Violenta e Justiça Restaurativa. Porta voz e Co-Fundadora do Movimento ELO – Incluir e Transformar. Conselheira Fiscal do Instituto Geledes da Mulher Negra. Organizadora e Coautora de vários livros e artigos. Professora e coordenadora convidada da Escola Superior de Advocacia ESA SP, Professora convidada da Pós Graduação da Faculdade Damásio.

Lilia Moritz Schwarcz

Professora senior do Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar (até 2018) e atualmente Visiting Professor em Princeton. Publicou vários livros como: Retrato em branco e negro (1987) , Espetáculo das raças (1993), As Barbas do Imperador (1998); A longa viagem da biblioteca dos reis (2002) , O sol do Brasil (2008); Brasil uma biografia (com Heloisa Starling, 2015), Um enigma chamado Brasil (com André Botelho), Dicionário da escravidão e da Liberdade (com Flavio Gomes), 2018; Lima Barreto triste visionário (2018); Sobre o autoritarismo no Brasil (2019), Bailarina da morte: a gripe espanhola de 1918 (2020), Enciclopédia Negra (com Flávio Gomes e Jaime Lauriano (2021). Recebeu vários prêmios literários, como o Jabuti (sete vezes), o prêmio APCA (três vezes), o prêmio Biblioteca Nacional e o prêmio da Anpocs de livro do ano em 2019. Foi curadora de algumas exposições como: A longa viagem da biblioteca dos reis (2006), Nicolas-Antoine Taunay: uma tradução francesa dos trópicos (2008), Uma história do Brasil (com Boris Kossoy, 2013, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte), Histórias mestiças (com Adriano Pedrosa, 2014, São Paulo), Histórias da infância (2016, São Paulo), Histórias da sexualidade (2017, São Paulo), Histórias afro-atlânticas (com Adriano Pedrosa, Ayrson Hieráclito, Helio Menezes e Tomás Toledo, 2018, São Paulo), Histórias das Mulheres (2019, São Paulo), Enciclopédia Negra (2021). Teve bolsa da Guggenheim Foundation (2006/ 2007), e da John Carter Brown Library (2007) e da Humbold Foundation (2022-23). Foi Professora Visitante nas Universidades de Oxford, Leiden, Ècole, e Brown e Tinker Professor na Columbia University (2008), membro do Harvard Brazilian Office (2008- 2012). Recebeu a Comenda do Mérito Científico em 2010, e é membro do American comitê do Humans right watch. Escreve regularmente em jornais brasileiros como: Folha de S Paulo, Estado de S. Paulo, Globo e Nexo, onde tem uma coluna desde 2016. Desde 2015 é curadora adjunta para histórias do MASP (Museum of Modern Art of São Paulo).

Liza Guedes

Advogada trabalhista com escritório localizado em Belo Horizonte/MG, especialista em Direito e Processo do Trabalho, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito (Novos Direitos, Novos Sujeitos) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Integrante do Grupo de Estudos de Direito do Trabalho (GEDIT) da UFOP. É conselheira seccional da Ordem dos Advogados de Minas Gerais (2022/2024).

Luciana Barcellos Slosbergas

Advogada, mestranda em direito do trabalho pela PUC/SP. Representante estadual por São Paulo do Instituto dos Advogados do Brasil IAB. Vice-Presidente da SOBRATT- Sociedade Brasileira de teletrabalho e Teleatividades, conselheira estadual da OABSP e secretária Geral da comissão da advocacia trabalhista da OABSP.

Luciana Pereira de Souza

Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP; Professora; Conselheira da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo); Advogada trabalhista.

Luis Antonio Colussi

Natural de Passo Fundo (RS), Luiz Antonio Colussi ingressou na Magistratura em 1994. Titular da 9ª Vara do Trabalho de Porto Alegre; tem vasta atuação no movimento associativo, integrando a diretoria da Anamatra nos biênios 2019/2021, 2017/2019 e 2015/2017; e presidindo a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra 4/RS) no biênio 2008/2010, onde também participou de diversas diretorias; Mestre em Direito Público pelo Minster Unisinos/UPF e Especialista em Direito do Trabalho Contemporâneo e Previdência Social pela Universidade de Passo Fundo; é membro titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho/ASRDT (cadeira 13); autor do livro “Direito, Estado e Regulação Social – O papel do contrato de trabalho numa sociedade em transformação”; e professor dos cursos de Especialização e em Direito e Processo do Trabalho na Faculdade de Direito na Universidade de Passo Fundo.

Marcelo Chalréo

Advogado, presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB RJ e membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Maria Lívia Tourinho Moretto

Psicanalista, Professora Titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), Chefe do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP e Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ.

Matias Cremonte

Abogado (Universidad de Buenos Aires), asesor sindical, expresidente de la Asociación de Abogados y Abogadas Laboralistas de Argentina (AAL), actual Presidente de la Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas (ALAL), Doctor en Derecho del Trabajo por la Universidad de San Carlos de Guatemala (USAC), con posgrados en la Universidad de Castilla-La Mancha (España) y la Universidad Nacional de La Plata (UNLP), docente de posgrado en la UBA y la USAC.

Mauricio Delgado Godinho 

Ministro do TST desde novembro de 2007, sendo Magistrado do Trabalho desde novembro de 1989. Foi Advogado inscrito na OAB-MG por mais de 10 anos, até sua posse, em 1989, como Juiz do Trabalho. Professor Titular do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e de seu Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas. É Professor Universitário desde 1978. Doutor em Filosofia do Direito pela UFMG (1994) e Mestre em Ciência Política pela UFMG (1980). Autor de cerca de 35 livros, entre individuais, duais e coletivos. Publicou mais de 130 artigos acadêmicos em livros coletivos e/ou revistas especializadas.

Noelia Castro de Sampaio

advogada, professora, especialista em direito do trabalho, presidente da AATEPI (2021/23), Presidente da Comissão feminista da ABRAT (2020/2022). Co-autora dos Livros: Mulheres Desvelando o Cotidiano e seus Multiplos Desafios (2017); Feminismo Pluralismo e Democracia (2a Ed. 2018); Olhares que inspiram Mulheres que transformam (2020). Co-autora da Cartilha de Direitos das Mulheres (ABRAT 2019), Co-autora do Livro Direito do Trabalho em Tempos de Cólera (2020), Vice-presidente da Academia de Letras de Teresina.

Padre Júlio Lancellotti

Pedagogo e presbítero católico brasileiro, militante pelos direitos humanos. O paulistano de 73 anos fundou as Casas Vida I e II (criadas originalmente para acolher crianças portadoras do HIV) e é vigário da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo. Exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo.

Pedro Estevam Alves Pinto Serrano

Professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado.

Rafael Lara Martins

Advogado. Doutorando em Direitos Humanos pela UFG. Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas (UDF). Especialista em Direito do Trabalho pela PUC-GO, especialista em Direito Civil pela UFG e especialista em Direito Processual Civil pela UFG. Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Goiás.

Renata do Val

Advogada sócia-fundadora do escritório Do Val & Cavalcante Sociedade de Advogados. Mestranda em Direito. Pós-Graduada em Direito Médico e da Saúde; Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; Pós-graduada em Direito Público: Tributário. Pós-graduada em Direito da Seguridade Social – Previdenciário e Prática Previdenciária. Autora das obras: Manual de Iniciação do Advogado Trabalhista; O vínculo de emprego dos corretores de imóveis; Reforma Trabalhista Comentada Artigo por Artigo — De acordo com Princípios, Constituição Federal e Tratados Internacionais; Manual Prático de Direito Médico e da Saúde; e da obra Audiência Trabalhista Teoria e Prática

Ricardo Calcini

Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Professor de Direito do Trabalho da FMU. Professor Convidado de Cursos Jurídicos e de Pós-Graduação (ESA, IEPREV, Católica de SC, PUC/PR, PUC/RS, Ibmec/RJ, FDV e USP/RP). Coordenador Trabalhista da Editora Mizuno. Membro do Comitê Técnico da Revista Síntese Trabalhista e Previdenciária. Professor indicado pela Câmara dos Deputados para presidir o grupo de estudos técnicos para a elaboração do PL 5581/2020 acerca do teletrabalho. Coordenador Acadêmico dos projetos “Dúvida Trabalhista? Pergunte ao Professor!” (Jota), “Migalha Trabalhista” (Migalhas) e “Prática Trabalhista” (Revista Consultor Jurídico – Conjur). Palestrante e Instrutor de eventos corporativos pela empresa Ricardo Calcini | Cursos e Treinamentos, especializada na área jurídica trabalhista com foco nas empresas, escritórios de advocacia e entidades de classe. Membro e Pesquisador do Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social, da Universidade de São Paulo (GETRAB-USP), do GEDTRAB-FDRP/USP e da CIELO LABORAL. Autor de livros e de artigos científicos.

Ricardo Pereira de Freitas Guimarães

Advogado, especialista mestre e doutor pela PUC/SP. Professor dos programas de mestrado e doutorado da Fadisp. Titular da cadeira 81 da academia brasileira de direito do trabalho. Membro da Academia Paulista de letras jurídicas. Conselheiro da AASP. Coordenador do núcleo de direito do trabalho da Escola Superior de Advocacia. Autor de inúmeros livros e artigos jurídicos.

Rinaldo José Martorelli

É um ex-futebolista brasileiro que atualmente é o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e da Divisão Américas da Federação Internacional de Futebolistas Profissionais. É membro da Câmara de Resolução de Disputas da FIFA.

Ronaldo Ferreira Tolentino

Advogado Inscrito na OAB/DF sob o n.º17.384, OAB/SP sob o n.º 266896-A, OAB/RJ sob o n.º 208469; Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília – 2001; Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie; Pós-Graduado em Gestão de Pessoas e Compliance Trabalhista pela FGV; Professor de Direito do Trabalho do UniCeub(2004/2008); Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Universidade Paulista – UNIP (2007/2008); Professor convidado da OAB/DF; Professor Convidado da PUC-MG; Presidente da Comissão de Direito do Trabalho do CFOAB; Conselheiro Seccional da OAB/DF; Diretor da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas – ABRAT (2004/2006), (2007/2009) (2012-2014), (2014-2016) (2016-2018); Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF(2007/2009); Membro da Comissão de Direito Desportivo do CFOAB(2014- 2015); Membro da Comissão de Direito Sindical do CFOAB (2015)(2016-2018); Palestrante em diversos Congressos na área Trabalhista; Diversos artigos publicados; Membro Efetivo do Instituto Advogados Brasileiros – IAB.

Ronaldo Lima dos Santos

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP (1996). Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo – USP (2002). Doutor (aprovado com louvor) em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo – USP (2005). Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social. Psicanalista Clínico pelo Instituto Sedes Sapientiae. Professor em cursos de pós-graduação. Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região – São Paulo.

Sarah Hakim

Advogada. Vice-Diretora da Escola Superior da Advocacia- ESA. Conselheira Titular da OAB-SP. Membro da Câmara Recursal do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP. Secretária Geral da FENADV Federação Nacional dos Advogados 2021-2024. Delegada Sindical da CNPL. Fundadora do Movimento de Defesa da Justiça do Trabalho (MDJT). Mestre em Direito Desportivo pela PUC-SP. Sócia-titular do escritório de advocia Oscar Azevendo & Hakim Advogados Associados.

Sandro Lunard Nicoladeli

Mestre e Doutor em Direito, professor de Direito do Trabalho na UFPR,membro da Comissão Especial de Direito Sindical da OAB e consultor de entidades sindicais.

Sergio Pardal Freudenthal

Mestre e advogado especializado em Direito Previdenciário, atua em diversos sindicatos de trabalhadores da Baixada Santista e lecionou em três universidades em Santos. Formado e especializado pela USP, Faculdade do Largo de São Francisco, é mestre pela PUC/SP. Autor de diversos artigos em revistas especializadas e jornais, tem dois livros publicados pela LTr, Aposentadoria Especial e A Evolução da Indenização por Acidente do Trabalho. Durante quase três décadas lecionou em três universidades em Santos e na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Apresenta mais de três décadas de atuação como advogado em sindicatos de trabalhadores da região, entre eles os Metalúrgicos, Químicos, Bancários, Aquaviários, Hoteleiros, Gráficos, Estivadores, Urbanitários, Servidores Públicos de Santos, Cubatão, Guarujá e Praia Grande. Participou e participa de diversos congressos e seminários relativos ao Direito Previdenciário e Infortunístico.

Silvia Burmeister

Advogada trabalhista e sindical, Ex diretora OAB RS, Ex presidente Agetra, Ex presidente ABRAT, Sócia fundadora da ALAL, Sócia fundadora Jutra.

Silvia Souza

Advogada, Conselheira Federal da OAB e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFOAB. Pós-graduada em Direitos Humanos, Diversidades e violência pela Universidade Federal do ABC. Atualmente Mestranda em Direito na linha de Criminologia pela Universidade de Brasília.

Suzani Andrade Ferraro

Doutora e Mestre em Direito pela PUC-SP. Master em Dirección Y Gestón de Planes Y Fondos de Pensiones pela Universidade de Alcalá na Espanha. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Professora da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Previdência Social Pública e Complementar da OAB-RJ. Membro e Presidente da Comissão de Seguridade Social do IAB-Nacional, Instituto dos Advogados Brasileiro. . Membro e Colaboradora do IPCOM – Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Complementar. Membro e Associada Benemérita do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário. Consultora Jurídica, Advogada e sócia do escritório SUZANI FERRARO & Advogados no Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Direito Público, Previdência Pública e Complementar, atuando com Servidor Público e Fundos de Pensão, Direito do Trabalho (Empresarial) e Direito Tributário. Atua, ainda, em várias Pós-graduações “lato senso” em Direito e possui também vários artigos e livros publicados.

Teresa Coelho Moreira

Doutora em Direito e Professora Associada com Agregação da Escola de Direito da Universidade do Minho; É membro integrado do JusGov – Centro de Investigação em Justiça e Governação -, e coordenadora do Grupo de Investigação em Direitos Humanos do mesmo na Escola de Direito da Universidade do Minho, assim como vice-diretora do Mestrado em Direito e Informática da Escola de Direito da Universidade do Minho; Foi coordenadora Científica do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho 2021 nomeada pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; É cocoordenadora científica do Congresso Nacional de Direito do Trabalho; É colaboradora em várias pós-graduações, mestrados e doutoramentos em diversas Universidades Nacionais e Internacionais, oradora convidada em várias Conferências, Seminários e Congressos a nível Nacional e Internacional, assim como formadora no Centro de Estudos Judiciários; Tem várias publicações, entre monografias e artigos de revistas, a nível nacional e internacional; É membro do Conselho de Redação assim como membro da Comissão Científica de Revistas em Portugal, Itália, Espanha, França, Brasil e Argentina; É membro dos corpos gerentes da APODIT – Associação Portuguesa de Direito do Trabalho -, e da JUTRA – Associação Luso-Brasileira de Juristas de Trabalho; É membro representante de Portugal no INLACRIS – Independent Network for Labour Law and Crisis Studies, grupo que tem realizado vários projetos de investigação internacionais apoiados pela Comissão Europeia, membro honorário da IDEIA – Instituto de Direito e Inteligência Artificial-, Brasil e membro honorário do IPEATRA – Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho -, Brasil.

Thaís Cremasco

Advogada, Pós graduada em Direito do Trabalho, Conselheira Estadual OAB-SP; Cofundadora do Coletivo Mulheres pela Justiça; Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas – AATC, Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Associação Brasileiras de Advocacia Trabalhista – ABRAT; Membro da Associação Americana de Juristas – AAJ.